quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Brasil doa 4,5 mil toneladas de feijão para a Somália


Grão será destinado aos mais de 750 mil somalis que se encontram em situação de insegurança alimentar

por Globo Rural On-line
Editora Globo
Ao todo, deverão ser destinados 8,2 mil toneladas de feijão para a Somália






A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) encaminhou para o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, cerca de 4,5 mil toneladas de feijão. O produto foi acomodado em 204 contêineres e seguiu nesta terça-feira (6/9) para a Somália, na África, onde mais de 750 mil pessoas se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional no país, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A viagem deve demorar um mês. Ao todo, deverão ser destinados 8,2 mil toneladas deste alimento para esta operação. 



Em uma segunda ação, a estatal também vai doar milho ao país africano. Está previsto o envio de 33,3 mil toneladas do grão para as próximas semanas. Os produtos são oriundos dos estoques públicos do governo brasileiro. O papel da Conab é transportar os alimentos até os portos. A partir daí oPrograma Mundial de Alimentos (PMA) se encarrega em enviá-los aos países atendidos. 

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o controle da situação da Somália e de outros países da região denominada Chifre da África, que incluem o Quênia e Etiópia, depende da comunidade internacional. O objetivo é reunir aproximadamente US$ 2,4 milhões na tentativa de conter a crise alimentar na área. 

A Somália é o país mais afetado pela fome e pela seca na região. De acordo com especialistas, a crise atinge cerca de 13 milhões de somalis. As principais vítimas são crianças com menos de 5 anos. Entre as causas do problema estão o longo período de seca, que comprometeu a produção agrícola – principalmente milho e sorgo –, os conflitos armados internos e a redução de salários dos trabalhadores. 

Neste mês de setembro, a Companhia também está atendendo outros países, como Coréia do Norte, Haiti, Moçambique, Sudão, Zimbábue, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Etiópia e Honduras. Além do feijão e do milho, o arroz é outro produto que é doado a alguns desses países. Esta ação da Conab ocorre em cumprimento à Lei 12.429, que autoriza o Poder Executivo a doar estoques públicos de alimentos, para assistência humanitária internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário