sábado, 16 de junho de 2012

Casa do Mel realiza pesquisa promissora


      Por Raísa Casemiro. 
Os produtos e substâncias originados do trabalho das abelhas em suas colméias proporcionam vários benefícios à saúde. Pensando nisso, a Uesb promove, em cooperação com a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), o projeto “Atividade in vitro de extratos de própolis de Mandaçaia e Jataí sobre bactérias cariogênicas”. O objetivo é testar a atividade bactericida de extratos de própolis de duas espécies de abelhas sem ferrão, a Mandaçaia (Melipona quadrifasciata) e a Jataí (Tetragonisca angustula), sobre microorganismos causadores da cárie. 
Segundo Iolando Fagundes, coordenador das atividades, os resultados que o projeto apresenta até agora são promissores, e indicam que alguns extratos da abelha Jataí possuem ação bactericida contra um dos principais bactérias que provocam a cárie. Se comprovado este efeito, as substancias provenientes do própolis poderão ser utilizadas na composição de produtos como cremes dentais e enxaguantes bucais.
Para conhecer mais sobre o projeto, entre em contato com a Casa do Mel, campus de Vitória da Conquista, pelo telefone (77) 3424-8630.


Assessoria de Comunicação - UESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário