quinta-feira, 14 de junho de 2012

Livro traz informações para melhorar qualidade da produção de grama




Já está a venda pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) o livro Nutrição, adubação e calagem para a produção de gramas. A publicação foi lançada durante o sexto Simpósio sobre Gramados (SIGRA), evento organizado bianualmente pela Faculdade de Ciências Agronômicas(FCA) da Universidade Estadual Paulista(Unesp), câmpus de Botucatu. A obra é organizada pelos professores Roberto Lyra Villas Bôas, da FCA; Leandro José Grava de Godoy, do Câmpus Experimental de Registro; Clarice Backes, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Alessandro José Marques Santos, doutorando da FCA e também professor da UEG.

São apresentados resultados de experimentos realizados na FCA desde 2001 e o conteúdo reflete a experiência dos autores em testes de laboratório e pesquisas realizadas em campo. Dentre os temas abordados estão os usos de micronutrientes, silício, corretivos e fertilizantes e composto de lodo de esgoto na produção de grama, além de avaliação do estado nutricional dos gramados e um panorama do cultivo no Brasil.

O livro pretende suprir parte da carência de informações técnicas na produção de grama no Brasil e vem ajudar a impulsionar esse mercado que cresce junto com o país. "O cenário é promissor. Quando a economia está aquecida e a população tem dinheiro gasta-se mais com paisagismo. Como o Brasil está se preparando para receber dois grandes eventos esportivos, muitas praças, avenidas, estradas e aeroportos estão sendo reformados, com isso o consumo de gramas aumenta", afirma o professor Villas-Bôas.

O professor Godoy conta que desde 2004 já pensava em fazer uma compilação de pesquisas sobre o tema. "A ideia inicial era organizar uma obra sobre gramados ornamentais, esportivos e a produção de gramas que reuniria capítulos de diferentes autores. Com o passar do tempo resolvemos nos concentrar no tema em que os quatro autores trabalham, a nutrição e adubação na produção de gramas".

O livro Nutrição, adubação e calagem para a produção de gramas tem 146 páginas, custa R$ 40,00 e pode ser encontrado na sede da Fepaf, localizada na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP), ou encomendado através do e-mail publicacoes@fepaf.org.br.

FONTE

Universidade Estadual Paulista
Faculdade de Ciências Agronômicas
Aline Grego e Sérgio Santa Rosa - Jornalistas
Telefone: (14) 3880-7676 - Ramal 4
E-mail: imprensa@fca.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário