terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Queda na produção eleva em 15% o preço do algodão para a indústria têxtil


A redução da área plantada de algodão no Brasil já provoca um aumento dos preços da pluma no mercado interno. Analistas afirmam que grande parte da indústria têxtil já paga 15% a mais pelo produto. Na safra passada, a área plantada da fibra foi de 1,3 milhão de hectares. Neste ano, deve ficar em 930 mil hectares. Além da queda na produção, representantes do setor apontam para uma diminuição da qualidade do algodão, que foi prejudicado pelo clima.

-- O algodão está com problemas de partimento de fibra e a espessura está mais fina, justamente por causa do clima, que não permite que a planta trabalhe do jeito que precisa trabalhar, então impacta na indústria -- explica o coordenador do Comitê de Algodão da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), Alexander Kurre.

Com uma produção menor, grande parte do algodão nacional deve ficar no mercado interno.

-- Essas 500 mil toneladas a menos de produção vão fazer com que se reduza a exportação, porque o mercado interno vai consumir entre 800 mil e um milhão de toneladas. A expectativa é de que os preços para os produtores estejam mais remuneradores -- diz o diretor da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Marco Antonio Aluísio.

O setor estima que a importação gire em torno de 200 mil toneladas neste primeiro semestre de 2013.

O coordenador do Comitê de Algodão da Abit destaca que ficou acordado com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão(Abrapa) a isenção do imposto de importação a partir de um determinado volume de algodão para que se possa comprar a partir do primeiro semestre. De acordo com Kurre, o índice Esalq já sofreu uma variação de 15% em Nova York desde o início do ano.

Fonte: Agrosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário