quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como garantir a produção na entressafra

Por João Paulo Chaves 
Graduando em Agronomia - UESB
Garantir a produção de alimentos nos dias atuais, principalmente hortaliças, tem se tornado frequente no país. No entanto, coincidir a época certa de produzir para a melhor comercialização não tem sido tarefa fácil, pois se sabe que a comercialização durante a safra não gera grande lucratividade, fazendo com que a produção na entressafra se torne uma alternativa empreendedora de geração de renda para muitos produtores. Isso é muito comum na cultura do tomate em que os preços seguem uma tendência de elevação durante os meses de fevereiro a maio principalmente na região Centro-Sul do país.
É importante ressaltar que a variação nos preços se dá devido às condições agroclimáticas indesejáveis, dificultando assim o plantio e consequentemente o manejo das culturas, acarretando em possíveis prejuízos devido à má distribuição da precipitação de determinadas regiões. A má distribuição da chuva é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores, principalmente das regiões mais castigadas pela seca como se pode observar no semiárido do país. Em contrapartida, quando a semeadura ocorre nos meses de clima propício para a safra (outono/inverno), o escoamento da produção se dá por preços reduzidos.

 O ideal neste caso é fazer um planejamento a fim de que grande parte da produção se concentre na época de maior lucratividade. Isto parte do princípio da lei da oferta e da procura, muito trabalhado em economia do agronegócio e de suma importância para o desenvolvimento e geração de renda na propriedade além da caracterização da cadeia produtiva local.
Sabendo então das dificuldades de produzir no período da entressafra, o cultivo em estufa, a escolha do material em função do clima da época e aceitação no mercado, e principalmente conhecimento aprofundado do manejo fitossanitário (pragas e doenças) são algumas das técnicas utilizadas para garantir a produtividade em função das condições adversas, proporcionando dessa forma um ambiente favorável e controlado para o bom desenvolvimento da cultura trabalhada.  
Obtendo a colheita com produto de alta qualidade num momento em que a demanda é baixa, tornará mais fácil a comercialização e assim a procura por essa qualidade contribui com a alta dos preços. O plantio em estufas e o uso de tecnologia adequada é um diferencial para um cultivo em épocas frias, uma vez que não há ambiente favorável para o bom desenvolvimento vegetativo produtivo da cultura.
Deste modo, não é impossível o cultivo em condições adversas, apenas é indispensável o planejamento de todo o processo que vai desde o preparo da área até a comercialização e fixação de uma parceria com o mercado consumidor, além disso, deve respeitar as épocas de plantio para que as colheitas sejam realizadas dentro das épocas de entressafra.

Gostou dessa postagen e você quer nos sugerir novo temas ? Entre em contato conosco pelo e-mail : agrosconect@gmail.com ou Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário