quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sistema WebAgritec vai ajudar a planejar e monitorar produção agrícola


A tecnologia da informação pode ser uma forte aliada para que produtores rurais e profissionais de assistência técnica e extensão rural façam o planejamento, a previsão e o monitoramento da produção agrícola das propriedades. Uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), durante as comemorações do aniversário de 40 anos da Empresa, com o Canal Rural e a R3ZIZ, possibilitará a implantação do WebAgritec, sistema web desenvolvido para ajudar os profissionais do setor agropecuário na tomada de decisão, reduzindo os riscos inerentes à produção agrícola.

A Plataforma desenvolvida pela Embrapa conta com sete módulos que permitem uma visão geral do sistema produtivo e orientam o usuário no planejamento e acompanhamento da cultura. Apresenta informações sobre as épocas mais favoráveis ao plantio, ou seja, com menores riscos climáticos associados; cultivares mais apropriadas; indicações de calagem e adubação para cada cultura a partir de análises do solo; previsões e tendências das condições climáticas antes, durante e depois da safra; doenças e distúrbios nutricionais que possam surgir no decorrer da safra; monitoramento da safra com estimava de produtividade; acompanhamento por meio da agenda da propriedade etc.

O serviço agrega em um único sistema vários produtos gerados pelas pesquisas da Embrapa e vai oferecer serviços com aplicação regionalizada, como diagnósticos e alertas de pragas e doenças; dados sobre clima; condições de solo e estimativas de produção. Será gerado um conjunto de informações em forma de relatórios, mapas, gráficos e tabelas, em linguagem acessível e interface atraente, para que os usuários tomem suas decisões com eficiência. Pela utilização via web, o sistema poderá ser usado em qualquer lugar que tenha acesso à internet, facilitando a consultoria simultânea a diversas propriedades.

O acordo de cooperação técnica e financeira para o licenciamento doWebAgritec visa a atuação conjunta entre a Embrapa e as empresas privadas para a promoção do uso comercial da Plataforma. Será implementada uma série de ações técnicas que inclui o aperfeiçoamento da tecnologia e a captação de recursos financeiros, cujas responsabilidades estão definidas por convênios e contratos específicos. As empresas envolvidas designaram técnicos especializados para coordenar e acompanhar o desenvolvimento dessas ações. 

Mais informações

Telefone: (19) 3211-5743

FONTE

Embrapa Informática Agropecuária
Nadir Rodrigues - Jornalista
Telefone: (19) 3211-5747

Nenhum comentário:

Postar um comentário