segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Novas cultivares de citros chegam à mesa do consumidor

Variedades de laranja e tangerina estão disponíveis aos produtores

por Globo Rural On-Line
Editora Globo 
 
Navelina: variedade de laranja baía disponibilizada aos produtores pela Embrapa
Em breve, os consumidores terão mais opções de citros nos mercados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai disponibilizar aos produtores borbulhas de duas novas cultivares: navelina e ortanique.

A navelina é uma laranja do grupo baía, caracterizado pela presença de “umbigo”. A árvore desta variedade tem tamanho médio e copa esférica com folhas verde escuras. Apresenta tendência para a alternância de colheitas e tem frutos de grande qualidade para consumo fresco. A época de maturação e colheita dessa cultivar é precoce, ocorrendo de maio a junho nas regiões Sul e Sudeste.

A ortanique, segundo a Embrapa, é uma variedade de tangerina e foi descoberta na Jamaica em 1920. A planta tem porte médio, de forma esférica e bastante vigorosa, sua floração é abundante com predominância nos meses de agosto e setembro. Seus frutos têm tamanho médio, ligeiramente achatado. Sua casca tem grande quantidade de óleo essencial, é resistente, aderente e ligeiramente rugosa, favorecendo o transporte a longas distâncias.

Essa variedade é indicada para as regiões com clima mais ameno por ser mais adequada para a produção de frutas frescas. Uma vez atingida à maturação, o fruto se mantém bem na planta. Sua maturação é tardia, entre agosto e outubro.

A novidade leva em consideração o potencial de mercado para este tipo de fruta no Brasil. As laranjas e as tangerinas estão entre as frutas mais consumidas no país e participam da dieta de famílias de todas as classes sociais. O Brasil é o maior produtor mundial de citros, com uma população de mais de 250 milhões de plantas, a maior parte no estado de São Paulo.

De acordo com a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção brasileira de laranja para a safra 2010/2011 será de 19,36 milhões de toneladas enquanto que a projeção para a safra de 2020/2021 é de 23,51. Ainda, de acordo com esse estudo, o consumo de suco de laranja, que hoje é de 2,1 milhões de toneladas, alcançará a marca de 2,7 milhões de toneladas.

Para aquisição de borbulhas, os produtores devem entrar em contato com o escritório de negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Capão do Leão (RS), pelo telefone (53) 3275-9199 ou pelo e-mail encpl.snt@embrapa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário