sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estudo orienta plantio de manga na Bahia, em São Paulo e Pernambuco

Com base no clima, análise indica os melhores períodos para semeadura e as variedades mais indicadas para cada região

por Globo Rural On-line
 ShutterstockO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, nesta quinta-feira (15/9), um estudo de risco climático para o plantio de manga na Bahia, em São Paulo e em Pernambuco. Os melhores períodos para semeadura, as variedades mais indicadas e a relação de municípios que poderão produzir o fruto foram listados nas Portarias 361 a 363 publicadas no Diário Oficial da União (DOU).




De acordo com nota técnica publicada no zoneamento, a radiação solar interfere no ciclo vegetativo da planta e no período de desenvolvimento da manga. A cultura requer boa disponibilidade hídrica no solo no período entre o início da frutificação à maturação. A faixa de temperatura ideal para o cultivo da mangueira situa-se entre 24ºC e 30ºC, já que a fruta é bastante resistente à seca.
O zoneamento agrícola indica o melhor período para plantar o fruto em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário