sexta-feira, 23 de março de 2012

Embrapa disponibiliza três novos cultivares de amendoim para o Nordeste

As novas sementes são adaptadas ao semiárido e apresentam tolerância a doenças como pinta preta e mancha parda

por Globo Rural On-line
 Shutterstock







A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibilizará três cultivares deamendoim com alto potencial produtivo e industrial para os produtores de sementes do Nordeste do país.

A Embrapa Algodão (PB) indicará as três novas cultivares(BR-1, BRS 151 L7 e a BRS Havana) para a próxima safrada região. As variedades possuem ciclo curto, porte ereto, adaptação ao clima semiárido brasileiro, apresentam moderada tolerância à pinta preta, à mancha parda, e atendem ao mercado de grãos, tanto na forma in natura, como para indústria.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção esperada do amendoim em casca para a primeira safra deste ano é de 237 mil toneladas e a área a ser colhida é de 79.627 hectares, 4,2% maior que na safra anterior.

São Paulo destaca-se como o maior produtor nacional desse produto e, atualmente, o Sudeste do Brasil é a região com a maior área plantada (mais de 70%), seguido pela região Nordeste (cerca de 15%), cujos principais Estados produtores são Bahia, Ceará, Paraíba e Sergipe.

Para que os produtores obtenham melhores resultados no cultivo do amendoim, a Embrapa recomenda que seja observado o Zoneamento Agrícola do Mapa. Para mais informações sobre as cultivares, visite a página de negócios de cultivares da Embrapa: http://snt.sede.embrapa.br/produtos/index/

Nenhum comentário:

Postar um comentário