quarta-feira, 25 de abril de 2012

Novo tomate-cereja é lançado pela Embrapa Hortaliças



Ações do documento
Foto Embrapa
Novo tomate-cereja é lançado pela Embrapa Hortaliças
A Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) lança, na semana do aniversário da Empresa, uma nova variedade de tomate do tipo Cereja, a BRS Iracema – que significa lábios de mel em tupi-guarani –, nome adotado em referência ao sabor adocicado dos seus frutos. O tomate é uma cultivar híbrida, isto é, foi desenvolvida com sementes produzidas a partir da polinização cruzada de plantas, e além da doçura apresenta boa durabilidade pós-colheita e resistência a doenças.

Recomendada para consumo in natura, a BRS Iracema tem frutos arredondados, coloração vermelha intensa e brilhante, o que indica a forte presença de licopeno: a substância que dá a cor avermelhada ao tomate é antioxidante, e quando absorvida pelo organismo ajuda a reparar danos causados pelos radicais livres. Além dessas qualidades para o consumidor, a nova cultivar pode ser extremamente interessante para o produtor. Em condições protegidas em Tupã e Adamantina, em São Paulo, a BRS Iracema apresentou potencial produtivo de 8 a 10 kg de frutos por planta.  Versátil, o híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto como em cultivo protegido.

Sementes 

O híbrido BRS Iracema foi desenvolvido a partir de um contrato de cooperação, baseado na Lei de Inovação, entre a Embrapa Hortaliças e a empresa de sementes Agrocinco, o que permitiu o investimento direto da empresa no desenvolvimento da tecnologia.

Para o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do programa de melhoramento genético do tomateiro da Embrapa Hortaliças, o modelo de cooperação baseado na Lei de Inovação transforma a Embrapa em uma parceira viável para as pequenas e médias empresas de sementes. Segundo o pesquisador, as sementes da BRS Iracema, podem ser adquiridas pelos produtores diretamente com a empresa Agrocinco.

Anelise Macedo(MTb 2749/DF)
Embrapa Hortaliças
 61 33859109

Serviço:
Comemoração dos 39 anos da Embrapa
Data: 25 de abril
Local : Pavilhão Ciência para Vida-sede da Empresa em Brasília/DF
Horário: 17 às 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário