quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Renovar ou recuperar as pastagens: uma decisão difícil


As estimativas demonstram que mais da metade das pastagens cultivadas estão degradadas na atualidade.  Por Beatriz Lazia em 5th novembro 2012

pastagem portal agropecuario 159x250 Renovar ou recuperar as pastagens: uma decisão difícil
Antes de tomar qualquer decisão, é importante que o agricultor procure um técnico especialista
Antes de tomar a decisão sobre a renovação ou recuperação de pastagens degradadas, o agricultor deve antes consultar um técnico experiente no assunto, uma vez que o custo de formação de uma pastagem não é baixo, valendo à pena ter certeza da impossibilidade de recuperação. Nesse sentido, a reforma de pastagens não pode ser entendida como uma atividade isolada, mas sim deve fazer parte de um conjunto de aplicações tecnológicas as quais devem caminhar juntas para aumentar a produtividade das propriedades agrícolas.
Se formos conceituar sobre do que se trata uma recuperação de pastagem, esta seria o restabelecimento da produção de forragem, de acordo com o interesse econômico, mantendo-se a mesma espécie ou cultivar, enquanto a renovação da pastagemseria o restabelecimento da produção de forragem, com a introdução de uma nova espécie ou cultivar em substituição àquela em degradação.

Sabe-se que a expansão das pastagens cultivadas aumenta a cada ano e movimenta um mercado de sementes de forrageiras da ordem de 80 milhões de toneladas/ano. Essa expansão de pastagens cultivadas demanda altos investimentos no preparo do terreno e do solo, com hora-máquina, com fertilizantes, com sementes, com cercas e instalações. Entretanto, a velocidade com que essas pastagens diminuem o vigor e a produtividade de forragem é muito rápida, causando sérios prejuízos.
As estimativas demonstram que mais da metade das pastagens cultivadas estão degradadas na atualidade. Nesse sentido, as práticas agronômicas, desenvolvidas para a recuperação ou renovação de pastagens, objetivam o aumento da biomassa em período de tempo determinado, com viabilidade econômica ao pecuarista.
É interessante perceber que há, por parte dos produtores rurais, uma preferência por métodos de renovação da pastagem, por acreditarem que a simples mudança da planta forrageira trará melhoria na produtividade da pastagem. No entanto,   inúmeros estudiosos do assunto afirmam que o manejo correto do sistema solo-planta-animal é mais importante do que a simples troca de planta forrageira.
Existem ainda estudiosos que afirmam que mudar a espécie forrageira sem haver com isso mudanças na conduta de manejo da pastagem não adianta em nada. Se o produtor assim o fizer, ele perderá tempo, empatando capital e, até mesmo, perdendo todo o investimento realizado em uma plantio mal feito.
No que diz respeito à área de pastagem, quando recuperá-la ou renová-la e quais as técnicas e insumos a serem utilizados na recuperação/renovação, é função de diversos fatores, sendo aconselhável ao produtor que utilize para isso uma assistência técnica. Isso porque, muitas vezes, o agricultor não detém o conhecimento específico demandado, uma vez que ele deve levar em conta aspectos como o grau de degradação da pastagem, qual a utilização futura da área recuperada/renovada, disponibilidade de máquinas, conhecimento das técnicas a serem empregadas e capital disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário