terça-feira, 20 de setembro de 2011

Zoneamento agrícola orienta o plantio de feijão-caupi


Municípios do Piauí e Maranhão foram indicados para o cultivo

por Globo Rural On-line


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (20/9), as condições mais favoráveis para o plantio de feijão-caupi, o feijão-de-corda, no Piauí e Maranhão.
Ernesto de SouzaO estudo de risco climático indica o melhor período para plantar determinada cultura em cada município, segundo a análise histórica do comportamento do clima. Para o feijão, a indicação foi realizada com base no balanço hídrico da cultura e estimada com o uso de variáveis climáticas, como ocorrência de chuvas, temperatura e disponibilidade de água no solo.
As melhores temperaturas para o bom desenvolvimento dofeijão-caupi estão entre 18ºC e 34ºC. A cultura exige um mínimo de 300 mm de chuvas ao longo do ciclo. A falta de água, próximo e antes do florescimento, pode ocasionar retração do crescimento vegetativo, limitando a produção.
O zoneamento agrícola, com a lista dos municípios aptos e os períodos mais adequados para a semeadura, foi publicado nas portarias 364 e 365. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário