domingo, 24 de março de 2013

Ministério analisa viabilidade de programa de irrigação para a agricultura


Existem aproximadamente 30 milhões de hectares de solos aptos para extensão e desenvolvimento da agricultura irrigada de forma sustentável no país

Angelo Roque
Foto: Angelo Roque / Especial
Programa pretende ampliar área irrigada no país
Está em processo de análise no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o Programa de Incentivo da Agropecuária Irrigada – Pro-Agropecuária Irrigada - que pretende ampliar a área irrigada, a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas. Os especialistas avaliam que, no Brasil, existem aproximadamente 30 milhões de hectares de solos aptos para extensão e desenvolvimento da agricultura irrigada de forma sustentável.

O  Pro-Agropecuária Irrigada tem como objetivo a implantação, desenvolvimento e difusão da agropecuária irrigada em todo território nacional e propõe maior participação da iniciativa privada. Segundo o coordenador-Geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção do Mapa, Demetrios Christofidis, o programa visa atender principalmente o pequeno e o médio produtor utilizando tecnologias simples e de baixo custo.

— Uma das propostas é transformá-los em profissionais da agricultura — disse.

As possibilidades de desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Brasil levam em conta a existência de solos aptos, a disponibilidade de recursos hídricos e o atendimento às exigências da legislação ambiental e do Código Florestal. Dos 30 milhões de hectares capazes de incorporar os métodos de irrigação, cerca de cinco milhões estão localizados no Centro-Oeste (16,7%).

Demetrios Christofidis explica que a implantação dos sistemas de irrigação possibilita aumento da oferta de alimentos e preços menores se comparado àqueles produzidos em áreas não irrigadas.

— Esse é um mecanismo dos mais eficazes, principalmente nas regiões onde o déficit hídrico é expressivo — disse.

O estudo de viabilidade do projeto, que está sendo analisado por autoridades do Mapa, é uma meta do Plano Brasil Maior, que atribui ao ministério a responsabilidade de aperfeiçoar o desenvolvimento tecnológico e inovação voltados para agricultura irrigada e sua difusão.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário