segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resumo: Tudo que se precisa saber sobre os agrotóxicos

Por Tiago Sizílio 
Graduando em Agronomia UESB
Onde se faz agricultura, deixa de existir um ecossistema para ter um agrossistema. E nesse, pragas e doenças encontram alimentos, sombra, tranquilidade e quase nenhum inimigo natural. É uma festa. Um verdadeiro banquete a céu aberto. Caso não de use agrotóxicos, são perdidos de 40% a 80% de tudo que se pretendia colher. Com isso, pode-se dizer que os agrotóxicos são os remédios das plantas.
No entanto, os que não conhecem sobre o assunto, chamam essa pratica de contaminação de alimentos, sendo que a única coisa que sabem fazer é repetir o que os outros dizem sem ter conhecimento nenhum a respeito. Eles desconhecem que as doses de agrotóxicos são planejadas para matar os fungos, bactérias e insetos e não os agentes de sangue quente que tem o peso milhares de vezes maiores do que o dessas pragas.

Por exemplo: um inseticida tem uso desde 100 gramas a 2 kg por hectare (dosagem conforme o produto), e é diluído em quantidades que variam desde 200 a 500 litros de água por hectare. Então, fazendo as contas, veremos que, se 1 kg tem 1000 gramas e se 1 hectare tem 10000 m² (100m x 100m), são despejados sobre as plantas e sobre o solo, cerca de 0,10 mg do produto por m².

Ainda, considerando que a cultura em questão seja a do tomate (Lycopersicon esculentum), e que, como referencia, essa cultura tenha 5 kg de tomate por m², significa que sobre em cada fruto seja depositado de 0,01 a 0,03 mg do produto. E se alguém for consumir esses frutos, lavando-os normalmente com água corrente, poderá, teoricamente, permanecer no fruto cerca de 0,001 mg do produto. Considerando que a dose letal daquele inseticida seja de 0,10 g por kg vivo, o cidadão teria que consumir 100 kg de tomates por dia para ter uma dose letal.

Meio a isso fica uma pergunta: se os agrotóxicos fazem tanto mal como diz os anti, a expectativa de vida da população mundial não deveria está diminuindo?

E o que se vê meus caros, é que a expectativa media de vida é cada vez maior no planeta inteiro. E sabem por quê? Porque ainda tem alimento pra todos. E graças aos agrotóxicos. 

 

Fonte: JAKUBASZKO. R. Tudo o que se precisa saber sobre os agrotóxicos. Revista DBO Agrotecnologia. Pg. 16. Ano 8 – n° 33. Novembro/Dezembro 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário