segunda-feira, 22 de julho de 2013

Novo controlador para automação da irrigação com tecnologia Irrigas

Leandro Lobo
Novo controlador para automação da irrigação com tecnologia Irrigas
Irrigas, sensor de controle de irrigação desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), lançado em 2002, entrou na era da automação. O controlador, com novos valores agregados, foi apresentado a técnicos e pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), no dia 10 de julho último, pela Hidrosense, empresa licenciada para fabricar e oferecer a tecnologia Irrigas. “O novo controlador, baseado na tecnologia patenteada pelo pesquisador Adonai Calbo, hoje na Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), possibilita a total automação da irrigação e pode ser utilizado em qualquer tipo de produção agrícola, incluindo a de substratos”, explica o pesquisador Waldir Marouelli. 

De acordo com o pesquisador, o controlador está sendo usado principalmente em estufas e culturas de maior rentabilidade, como tomate do tipo cereja ou “sweet grape”, mas pode ser utilizado em outras culturas, especialmente aquelas irrigadas por gotejamento. O novo controlador pode ser adquirido com um ou até módulos, sendo que cada módulo pode ser acrescido em função da necessidade do usuário. Segundo Marouelli, cada módulo faz o controle da irrigação em uma área/cultura específica. “Um módulo fica com o tomate em início de frutificação, outro no tomate em fase de colheita, outro com pimentão, etc.”, exemplifica. 

Segundo ele, cada módulo do novo controlador possibilita monitorar, de forma automática e contínua, a “força” (tensão) com que a água está retida no solo, e acionar automaticamente o sistema de irrigação quando a umidade chegar a um nível que possa prejudicar a produção da cultura. A decisão sobre quando irrigar é baseada na leitura automática, pelo controlador, de cinco sensores Irrigas instalados na área por meio de pequenos tubos do tipo “espaguete”. A tensão para determinar quando irrigar e o tempo de irrigação são programados pelo usuário utilizando três botões disponíveis no controlador. 

“Essas informações são dependentes do tipo de hortaliça (cultura), do sistema de irrigação e do tipo de solo, e podem ser obtidas em várias Circulares Técnicas e livros sobre irrigação publicados pela Embrapa Hortaliças ou disponíveis no mercado”, registra o pesquisador. Assim, após devidamente programado, o controlador estabelece quando e quanto irrigar, sem a necessidade de o produtor se preocupar com variações climáticas e desenvolvimento das plantas. “Ou seja, irriga-se somente quando realmente é necessário”. 

Além da utilização na produção comercial de hortaliças e de outras espécies de plantas, o novo controlador pode ser usado com vantagens no manejo de água em experimentos específicos de irrigação. Também pode vir a ser utilizado para melhorar a qualidade da irrigação efetuada em outros tipos de experimentos realizados na Unidade, destacando-se aqueles conduzidos em ambientes protegidos (estufas). 

Sofisticação
Para o técnico Adejar Marinho, “como se trata de um sistema sofisticado e avançado de controle de irrigação, apresenta um preço alto – entre nove a dez mil reais”. Segundo ele, o valor foge, por enquanto, aos padrões da agricultura familiar, que deve continuar com o uso do sensor Irrigas simples, que continua disponível, tem custo acessível e permite que o produtor faça um excelente controle da irrigação, só que manualmente. 

Anelise Macedo – Jornalista (MTb 2749/DF)  
Embrapa Hortaliças
(61) 3385-9109 / anelise.campos@embrapa.br

Fonte : Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário