terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encontro discute o combate ao HLB dos citros


Ações do documento
Encontro discute o combate ao HLB dos citros
A mais severa doença da citricultura em todo o mundo, anteriormente chamada de greening, será o tema do encontro “Huanglongbing (HLB): ameaça iminente à citricultura do Nordeste brasileiro” que vai acontecer em Salvador, nos dias 27 e 28 de setembro.

Realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento tem como objetivo atingir agentes do governo do Norte, Nordeste e Centro-Oeste – regiões onde o HLB ainda não foi detectado.



Transmitido pelo psilídeo Diaphorina citri Kuwayama e causado pelas bactérias Candidatus Liberibacter asiaticus e Ca. L. americanus, o HLB foi identificado em pomares de São Paulo em 2004. Afeta todas as variedades e, até o momento, as medidas de controle são uso de mudas sadias, eliminação das plantas doentes e intenso controle químico do vetor, o que tem aumentado os custos de produção dos citricultores.

A doença ainda não chegou ao Nordeste, segunda região produtora de citros do país, mas o vetor já existe. “Em virtude do pouco conhecimento que geralmente se tem sobre o assunto, precisamos levar ao público toda informação que temos. A Embrapa está investindo muito em pesquisa e deve repassar isso para a sociedade”, afirma o pesquisador Eduardo Augusto Girardi, coordenador do evento. “Queremos apresentar o problema, discutir as precauções que têm que ser tomadas e alertar para o impacto fulminante que a doença tem”, continua.

O encontro


O evento vai reunir secretários municipais e estaduais de agricultura de regiões citrícolas, diretores e técnicos das agências estaduais de defesa sanitária, técnicos e pesquisadores de empresas de pesquisa e extensão e produtores líderes. “Precisamos que, neste primeiro momento, as lideranças e os agentes de defesa assimilem os conceitos que serão repassados porque, assim, fica muito mais fácil chegar ao citricultor”, explica Girardi.

Treze especialistas de diversas instituições de pesquisa nacionais e internacionais vão ministrar palestras no evento, que é gratuito e tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência de Defesa Sanitária do Estado da Bahia (Adab). Ao final, os participantes vão receber uma publicação ilustrada com fotos que poderá ser levada ao campo para ajudar a identificar sintomas da doença em plantas e frutos. Também será disponibilizado material gratuito online.

O encontro será realizado no auditório da Seagri, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, que tem capacidade de 350 lugares. Mais informações: http://www.cnpmf.embrapa.br/destaques/Encontro_HLB.pdf,  e-mail inscricao@cnpmf.embrapa.br ou telefone (75) 3312-8077.









Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário