sábado, 8 de outubro de 2011

Embrapa apresenta nova variedade de banana


Produto resistente à sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá será lançado durante um simpósio em Salvador

por Globo Rural On-line
 Shutterstock
Durante o Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, que acontece em Salvador (BA) entre os dias 10 e 14 de outubro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura vai apresentar a nova variedade de bananeira BRS Platina.Para testar o produto junto ao público, a Embrapa promoverá nos dias 10 e 11, em seu estande, uma análise sensorial. “Esta é uma etapa fundamental na finalização de um produto antes do seu lançamento, seja ele um perfume, uma bebida ou uma fruta”, explica Edson Perito Amorim, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético da bananeira da Embrapa e coordenador do ProMusa.


O fruto, que deve ser lançado em setembro de 2012, tem como principal diferencial a resistência à sigatoka-amarelae ao mal-do-Panamá, duas das principais doenças da cultura. “A BRS Platina vem atender à demanda por frutos do tipo prata, especialmente onde há a presença do mal-do-Panamá, doença que limita a produção da cultivar prata Anã”, afirma Amorim. A nova variedade é bastante parecida com a banana prata anã, no que diz respeito à forma, ao tamanho e sabor, porém ela deverá ser consumida com a casca um pouco mais verde, assim como os frutos do subgrupo cavendish.
Além do Instituto Federal Baiano, a pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
O evento, que é realizado pela primeira vez no Brasil, tem apoio da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Funcredi), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola(EBDA) e Agência de Defesa Sanitária do Estado da Bahia (Adab). Para saber mais sobre o simpósio e conferir a programação, acesse o site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário